QUALIDADE - ISO9001

O QUE É?

De maneira resumida, a ISO 9001 serve para melhorar a gestão da sua empresa e aumentar a satisfação dos seus clientes. É por isso que a adoção de um sistema de gestão é uma decisão estratégica da empresa.

A norma ISO 9001:2015 é um componente estratégico de uma organização que define requisitos para o sistema de gestão da qualidade e a forma como uma empresa deve ser gere com base numa gestão do risco. Tem como objetivo  identificar e satisfazer as necessidades dos clientes. Aplicada em mais de 170 países do mundo com mais de 1 milhão de empresas já certificadas e muitas outras em fase de implementação e certificação, esta norma é a ferramenta base da gestão.

EXEMPLOS DE DOCUMENTAÇÃO?


A nova versão da norma não obriga nenhum tipo de documentação específico, contudo tem de se evidenciar o cumprimento dos requisitos

Eis alguns documentos de suporte normalmente utilizados:

AVALIAÇÃO DE RISCO

A organização deve gerir os seus riscos e oportunidades

VER ARTIGO COMPLETO AQUI

POLÍTICA DA QUALIDADE

A definir e comunicar pela gestão de topo (Deve considerar a melhoria contínua, o cumprimentos dos requisitos regulamentares e estatutários e a melhoria contínua do sistema)

Exemplos:

Worten
 

OBJECTIVOS DA QUALIDADE

São determinados normalmente anualmente para cada processo objectivos com vista á melhoria contínua:
 
Exemplo para processo de vendas:
Objectivo: Aumento 10% de facturação face ao ano anterior 
Indicador: Volume de Facturação
Frequência do acompanhamento: Quinzenal 
Responsável: Sr. XPTO 

 

MANUAL DA QUALIDADE

Deve Resumir como são cumpridos todos os requisitos da norma, reportando quando possível para planos, Instruções de trabalho, outros manuais, etc. Não é mencionado sequer na norma, nem é obrigatória a sua existência,  mas adoptado muitas vezes como documento base para se conhecer o sistema de gestão da organização.
 
exemplos: 
https://www.deltacafes.pt/assets/pdf/manual-de-gestao-integrado.pdf
http://www.inegi.up.pt/downloads/qualidade/MGQ_07.pdf
http://www.euroconsult.pt/Sites/ecsite/img/Manual_Qualidade_V13-cf.pdf


PROCEDIMENTOS

PROCEDIMENTOS DOCUMENTADOS OBRIGATÓRIOS  ISO 9001:2008 (A ISO 9001:2015 NÃO EXIGE

Sublinhamos que já não são obrigatórios mas existe a boa prática dos mantes. Nada obriga que os documentos sejam separados pelo que normalmente podem ser integrados da seguinte forma:
 

Exemplos: ​

Controlo Documental (Documentos e Registos)

Auditorias Internas

Acções Corretivas e Acções Preventivas  e Controlo de Produto Não Conforme

NORMAS E GUIAS DE IMPLEMENTAÇÃO

 

Norma:

NP EN ISO ISO9001:2015

Guias de Apoio:

Guia do utilizador ISO 9001:2015 - APCER

Guia Interpretativo ISO 9001:2015 - SGS

LEGISLAÇÃO E FONTES DE INFORMAÇÃO

FONTES DE INFORMAÇÃO

ESTRUTURA DA NORMA

A norma ISO9001:2015 encontra-se organizada de acordo com o anexo SL por forma a integrar-se com todas as normas ISO.

Preâmbulo nacional
Preâmbulo
Nota de endosso
Introdução
0.1 Generalidades
0.2 Princípios de gestão da qualidade
0.3 Abordagem por processos 
0.4 Relacionamento com outras normas de sistemas de gestão
1 Objetivo e campo de aplicação
2 Referências normativas
3 Termos e definições 
4 Contexto da organização 
4.1 Compreender a organização e o seu contexto
4.2 Compreender as necessidades e as expetativas das partes interessadas 
4.3 Determinar o âmbito do sistema de gestão da qualidade 
4.4 Sistema de gestão da qualidade e respetivos processos 
5 Liderança
5.1 Liderança e compromisso 
5.2 Política
5.3 Funções, responsabilidades e autoridades organizacionais
6 Planeamento
6.1 Ações para tratar riscos e oportunidades
6.2 Objetivos da qualidade e planeamento para os atingir
6.3 Planeamento das alterações
7 Suporte
7.1 Recursos
7.2 Competências
7.3 Consciencialização
7.4 Comunicação
7.5 Informação documentada
8 Operacionalização
8.1 Planeamento e controlo operacional
8.2 Requisitos para produtos e serviços
8.3 Design e desenvolvimento de produtos e serviços
8.4 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos
8.5 Produção e prestação do serviço
8.6 Libertação de produtos e serviços
8.7 Controlo de saídas não conformes
9 Avaliação do desempenho
9.1 Monitorização, medição, análise e avaliação
9.2 Auditoria interna
9.3 Revisão pela gestão
10 Melhoria
10.1 Generalidades
10.2 Não conformidade e ação corretiva
10.3 Melhoria contínua
Anexo A (informativo) Clarificação da nova estrutura, terminologia e conceitos
A.1 Estrutura e terminologia
A.2 Produtos e serviços
A.3 Compreender as necessidades e as expectativas das partes interessadas 
A.4 Pensamento baseado em risco 
A.5 Aplicabilidade 
A.6 Informação documentada 
A.7 Conhecimento organizacional 
A.8 Controlo dos processos, produtos e serviços de fornecedores externos 
Anexo B (informativo) Outras Normas relativas a gestão da qualidade e a sistemas de gestão da
qualidade desenvolvidas pelo ISO/TC 176
Bibliografia 

VÍDEOS E WEBINARS

NIGEL CROFT - O QUE IMPORTA É O RESULTADO

ISO 9001:2015 O que importa é o resultado - Palestra de Nigel Croft (Presidente do Comité Mundial da ISO9001) e Dr. Luiz Carlos (Presidente do Comité Brasileiro da ISO9001). A desmistificação da norma bem explicada e sem não conformidades em requisitos que não existem na norma. Excelente iniciativa da Templum Consultoria.

SGS

ISO 9001:2015 – O Que Precisa Saber

 14/09-/2017

NOVA NORMA ISO9001:2015

10/02/2018

INTRODUÇÃO À ISO9001

ISO 9001:2015 

ISO 22301 - WEBINAR APCER

Norma de continuidade de negócio 

Gestão de Risco na Prática